Como organizar os fios e cabos do computador

Nos dias de hoje, com esse mundo totalmente tecnológico, o que não nos falta são fios bagunçados e espalhados por todo canto. São fios de computador, máquina digital, celular, mp3 player, etc. Essa bagunça de fios não é só um problema estético, mas também muito perigoso, pois dependendo do grau de desorganização pode até dar um curto circuito.
Essa bagunça de fios não é só um problema estético, mas também muito perigoso, pois dependendo do grau de desorganização pode até dar um curto circuito.
Tipos de organizadores
Para organizar os fios não é preciso apelar para a tecnologia de ponta, com alguns acessórios simples, como fitas de velcro e suportes plásticos é possível acabar com o emaranhado de fios atrás da mesa. Há vários produtos, feitos sob medida para isso, disponíveis nas lojas de produtos de informática e até em supermercados, com preços entre 12 e 16 reais.
Uma vantagem de comprar o produto pronto é a presença de diversas cores, o que pode ajudar a organizar os fios por tipo. Já os suportes plásticos são colados na mesa e ajudam a organizar cabos mais pesados, além de orientar os fios, de forma que eles não fiquem visíveis na frente da mesa.
Preparando os fios 
O primeiro passo para a organização é separar os cabos, casos eles estejam embaraçados. Depois, faça um planejamento dos grupos de cabos que devem ser reunidos. Uma boa idéia, por exemplo, é unir os dispositivos USB que não são removidos com freqüência, como impressoras e scanners, em uma única seção dos conectores da placa-mãe.
É importante ter velcros em quantidade suficiente para poder colocar mais de um deles por conjunto de cabos. Não adianta nada ter os fios arrumados em uma ponta e completamente bagunçados na outra. Quem tem muitos dispositivos USB deve investir em um hub para ajudar na organização da fiação, permitindo a remoção de alguns periféricos sem precisar mexer nos cabos já arrumados.
Os cabos mais grossos, como os de força, podem passar pelos suportes plásticos, que devem ser posicionados ao longo da mesa onde o computador está localizado. No caso das caixas de som, é possível passar seus fios ao longo de suportes plásticos distribuídos horizontalmente na mesa. Dessa forma, os alto-falantes podem ficar nas posições esquerda e direita sem que os fios fiquem enrolados.
Outra dica interessante para quem tem um cabo de rede longo ou um periférico com uma extensão grande de fio é usar um ou dois velcros para enrolar esse cabo, diminuindo seu tamanho. Isso ajuda na organização e nas posteriores mudanças de posicionamento do cabo, que pode ser desenrolado com facilidade.
Cesto de fios 
Uma sugestão simples, prática e barata é você deixar um cesto próximo à tomada com todos os carregadores e baterias que tiver. Ai toda vez você precisar colocar seu celular para carregar não vai ter problema em encontrar o carregador. Ai depois que seu celular carregar é só enrolar o fio e guardar dentro da cesta de novo. Fácil e simples e que lhe economizará muito tempo.
Um outro site americano Real Simple ensina 8 dicas de como controlar os fios de casa com foto ilustrativa de “antes e depois” para ficar mais fácil de entender o método e de como os fios ficam depois de arrumados.
Um exemplo é pegar aqueles araminhos que vêm prendendo a comida e juntar os fios com eles.
O site O Velho deu uma dica para arrumar sua mesa e se livrar de vez dos roteadores,pontos de rede, hubs, USB, HD externo etudo mais.
Basta fixar uma prancha perfurada sob a sua mesa e usar arames para dispor (de cabeça para baixo) os aparelhos, cabos, fontes e outros componentes que necessitar.
Já o blog Info Wester dá a dica de compra um organizador de plástico de mais ou menos 5 centímetros de diâmetro com aberturas que permitem guardar até 4 metros de fio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário